sábado, 24 de março de 2012

TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA

Olá Pessoal!
Esse é o mais novo projeto da nossa Biblioteca, a ideia é incentivar a leitura dos escritores laureados com o Prêmio Nobel de Literatura. Para quem ainda não sabe  Nobel de Literatura (em sueco: Nobelpriset i litteratur) é um prêmio literário concedido anualmente desde 1901. É atribuído a um autor de qualquer nacionalidade que, de acordo com as palavras do próprio Alfred Nobel, criador da distinção, tenha produzido, através do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal (originalmente do sueco: den som inom litteraturen har producerat det utmärktaste i idealisk riktning). O "trabalho" referido aqui significa, para Nobel, a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.
A Academia Sueca é quem escolhe esse escritor e o anuncia no começo do mês de outubro de cada ano. Para muitos, é esse o maior e mais distinto prêmio que um escritor ou uma escritora pode receber dentro do ramo da literatura.
Nós estaremos homenageando um escritor a cada mês, o primeiro é GABRIEL GARCIA MARQUEZ, escritor Colombiano, laureado em 1982, do qual possuímos três títulos à disposição dos alunos e comunidade em geral, para empréstimo: Cem anos de solidão; Doze contos peregrinos e Crônica de uma morte anunciada.
Estaremos expondo sua biografia, capas e trechos de sua obra nos corredores do Colégio como forma de torna-lo conhecido pela comunidade e incentivar sua leitura.
Poder ofertar a leitura de um escritor agraciado com o Prêmio Nobel é uma honra para nós. Esperamos que todos  possam deliciar-se com essa leitura.
Neste mês de Abril o nosso homenageado é José Saramago, escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta Português que foi premiado com o Nobel da Literatura em  1988. Também ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio Literario da Lingua Portuguesa.

Saramago é conhecido por utilizar frases compridas e períodos compridos. Usando a pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos dos personagens são inseridos nos próprios parágrafos, de forma que não existe travessão nos seus livros: este tipo de marcação das falas, da uma forte sensação de fluxo de consciência, ao ponto de o leitor se confundir, se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais.
Temos dois títulos disponíveis para empréstimo: Memorial do Convento e O Conto Da Ilha Desconhecida.


Nenhum comentário: