segunda-feira, 7 de maio de 2012

FAHRENHEIT 451

    Alguém aí consegue imaginar um bombeiro com um lança chamas incendiando tudo em vez de apagar incêndios? Então! É sobre isso que conta Ray Bradbury nessa fantástica obra de ficção, escrita em 1953 e que também já foi parar nas telas do Cinema. 
     451 graus Fahrenheit é a temperatura em que o papel pega fogo. Nessa obra o autor nos relata a história de um bombeiro dividido entre sua obrigação de queimar todo livro que encontrar e a sua vontade interior de descobrir porque os livros são tão ruins quanto seu chefe diz que são. Guy Montag, personagem principal, que aprendeu com seu pai e seu avô que "livros são inúteis", passa a desconfiar dessa "verdade" depois de um acontecimento que o marcou... 
    Quando numa noite fora chamado para queimar a casa e todos os livros de uma senhora e esta se recusa a sair da casa, riscando, ela mesma o fósforo e ateando fogo aos livros e a si própria. A imagem da mulher agonizando entre as chamas não saiu mais da sua cabeça e o fez pensar sobre a importância que os livros tinham para aquela mulher que preferiu morrer a ter que viver sem eles.

    Assistam também o filme, ele é de 1966 mas é muito bom. Está previsto o lançamento de uma nova versão mas ainda não saiu.
    Infelizmente nós dispomos de apenas um exemplar para empréstimo mas ficarei aguardando os interessados.
    Temos também outros títulos do mesmo autor: A Bruxa de Abril, e Crônicas Marcianas.
    Venham Ler!

Nenhum comentário: