quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DICA DE LEITURA

Olá! Hoje trago uma dica de leitura para quem gosta de uma boa dose de ironia e senso de humor, sem perder o senso de realidade.
MOACYR SCLIAR, nasceu em Porto Alegre-RS, em 23/03/1937. Médico (Especialista em Saúde Pública), escritor e professor. Escreveu mais de 70 livros, entre Contos, Romances, Ensaios e Crônicas. Teve suas obras traduzidas para mais de 10 idiomas e algumas foram parar nas telas do cinema.
Em sua obra, que já foi premiada no Brasil e no Exterior, sempre trata de temas como: o Socialismo, a Medicina, os Judeus no Brasil e muitos outros assuntos.
Morreu em Porto Alegre no dia 27/01/2011, aos 73 anos.
Gosto muito do seu estilo, eis meu favorito:

    Uma mulher do nosso tempo procura ajuda de um terapeuta de vidas passadas e descobre que foi uma das setecentas esposas do rei Salomão, a mais feia, mas a única que sabia ler e escrever, por isso recebeu do soberano a importante tarefa de escrever a história da Humanidade e do povo Judeu.

Trecho: "Bastava-me o ato de escrever. Colocar no pergaminho letra após letra, palavra após palavra, era algo que me deliciava. Não era só um texto que eu estava produzindo; era beleza, a beleza que resulta da ordem, da harmonia. Eu descobria que uma letra atrai outra, essa afinidade organizando não apenas o texto como a vida, o universo. O que eu via, no pergaminho, quando terminava o trabalho, era um mapa, como os mapas celestes que indicavam a posição das estrelas e planetas, posição essa que não resulta do acaso, mas da composição de misteriosas forças, as mesmas que, em escala menor, guiavam minha mão quando ela deixava seus sinais sobre o pergaminho."(p.41).

Temos dois exemplares dessa encantadora obra e outros titulos deste grande escritor brasileiro. 
Venham ler!

2 comentários:

thiago junior silva disse...

Ola eu sou um patrocinador de blogs e achei interessante a ideia de vocês, queria saber se vocês gostariam de serem patrocinados por mim? resposta em 3 dias

deise disse...

Oi Thiago!Fico grata com sua oferta, porém, em se tratando de Escola pública, acredito ser inviável. Nosso objetivo ao criar o Blog foi de divulgar os trabalhos dos nossos alunos e incentivá-los a ler mais, trazendo sempre dicas de leitura. Mais uma vez Obrigada por sua visita e volte sempre.