sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SEMANA LITERÁRIA

Olá pessoal!
Acontecerá em nossa cidade, de 10 a 13 de Setembro, a SEMANA LITERÁRIA & FEIRA DO LIVRO, promovida pelo SESC/Ponta Grossa-PR. Este ano o autor homenageado será o curitibano DALTON TREVISAN. Em pauta o tema: A Capacidade/Necessidade de a Literatura Reinventar-se, Recriar-se. O evento acontece simultaneamente em mais 20 cidades do Estado do Paraná. Para saber mais acesse o site: www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
Participem!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA

Olá! o próximo homenageado do Projeto TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA será o escritor HERMANN HESSE. Ele nasceu na pequena cidade de Calw, na Alemanha, em 02 de Julho de 1887.  Filho de um missionário, cresceu nessa cidade e na Basiléia. Em 1890 frequentou a escola de Latim em Goppingen, mas abandonou os estudos de Teologia, fugindo do Seminário de Maulbronner. Trabalhou como livreiro e como antiquário e dedicou-se exclusivamente a Literatura a partir de 1903.
Desencantado com a vida na Europa, viajou para a Índia em 1911, a fim de conhecer a vida no Extremo Oriente. Pacifista, lutou contra a loucura sangrenta da guerra. Em seus textos, Hesse procurou se manter fiel as raízes Literárias Romancistas e Clássicas, contrapondo-se a era folhetinesca e propagandística. Esta índole somada a sua tendência para a análise psicológica caracterizaram as suas primeiras obras, como: Peter Camenzind e Demian. Recebeu o Nobel em 1946 e morreu em 09 de Agosto de 1962.
Temos quatro títulos disponíveis para empréstimo: Demian, Sidarta, Sobre a Guerra e a Paz e A Arte dos Ociosos.
Venham Ler!

                     

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DICA DE LEITURA

Olá! Hoje trago uma dica de leitura para quem gosta de uma boa dose de ironia e senso de humor, sem perder o senso de realidade.
MOACYR SCLIAR, nasceu em Porto Alegre-RS, em 23/03/1937. Médico (Especialista em Saúde Pública), escritor e professor. Escreveu mais de 70 livros, entre Contos, Romances, Ensaios e Crônicas. Teve suas obras traduzidas para mais de 10 idiomas e algumas foram parar nas telas do cinema.
Em sua obra, que já foi premiada no Brasil e no Exterior, sempre trata de temas como: o Socialismo, a Medicina, os Judeus no Brasil e muitos outros assuntos.
Morreu em Porto Alegre no dia 27/01/2011, aos 73 anos.
Gosto muito do seu estilo, eis meu favorito:

    Uma mulher do nosso tempo procura ajuda de um terapeuta de vidas passadas e descobre que foi uma das setecentas esposas do rei Salomão, a mais feia, mas a única que sabia ler e escrever, por isso recebeu do soberano a importante tarefa de escrever a história da Humanidade e do povo Judeu.

Trecho: "Bastava-me o ato de escrever. Colocar no pergaminho letra após letra, palavra após palavra, era algo que me deliciava. Não era só um texto que eu estava produzindo; era beleza, a beleza que resulta da ordem, da harmonia. Eu descobria que uma letra atrai outra, essa afinidade organizando não apenas o texto como a vida, o universo. O que eu via, no pergaminho, quando terminava o trabalho, era um mapa, como os mapas celestes que indicavam a posição das estrelas e planetas, posição essa que não resulta do acaso, mas da composição de misteriosas forças, as mesmas que, em escala menor, guiavam minha mão quando ela deixava seus sinais sobre o pergaminho."(p.41).

Temos dois exemplares dessa encantadora obra e outros titulos deste grande escritor brasileiro. 
Venham ler!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

POESIA

    
 O aluno Marcelo Augusto Auwerter, do 6º ano compartilhou com nossos leitores uma poesia de sua autoria. O Marcelo é muito bom aluno, gosta de ler e é muito curioso, está sempre na Biblioteca. Parabéns Marcelo! Continue lendo e escrevendo para nós.

O BICHO
Olhe o bicho
O carrapicho
Olhe o bicho
O capricho
O capricho
No caderno
E o bicho
Na floresta

Olhe o bicho
Na parede
Olhe o capricho
No quadrinho
Olhe o que vem aí
Vem o pintinho
No ovinho 
Da galinha

Olhe o papel
Na cara do Rafael
Olhe a caneta
Junto com a pirueta

Olhe o ônibus
Na estrada
Olhe o lápis
No papel
E o papel
No Rafael.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

QUE BICHO É ESSE?


     Estamos trabalhando para que num futuro, talvez bem próximo, não nos deparemos com uma cena dessas por aí. Crianças assustadas ao encontrar na rua, um objeto não identificado. 
       A história do livro impresso, no formato que o conhecemos, se confunde com a própria história do homem, que pela sua necessidade de se comunicar e de registrar suas experiências, foi desenvolvendo e aprimorando técnicas até chegar no universo editorial que conhecemos hoje.
     Produzir um livro requer muito trabalho, investimento e uso de recursos naturais, mas nem só por isso ele é importante. Poder manusear o livro, abrir e fechar, folhar suas páginas faz parte do ritual da leitura. Não consigo imaginar o mundo sem livros. Por isso quero citar as palavras de uma pessoa muito famosa para nossos leitores pensarem um pouco...
               "É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros."
                                                                                                              (Bil Gates).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CLÁSSICOS SÃO ETERNOS

 
     Certa vez, quando ainda tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, Histórias vividas, uma impressionante gravura. Ela representava uma jibóia engolindo um animal. Eis a cópia do desenho.
     Dizia o livro: "As jibóias engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão."
     Refleti muito sobre as aventuras da selva, e fiz, com lápis de cor, o meu primeiro desenho. O meu desenho número 1. Ele era assim:
     Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes dava medo.
     Responderam-me: "Por que é que um chapéu daria medo?
     Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem entender melhor. Elas têm sempre necessidade de explicações detalhadas. Meu desenho número 2 era assim:
     As pessoas grandes aconselharam-me a deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas e a dedicar-me de preferência à Geografia, à História, à Matemática, à Gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma promissora carreira de pintor. Fora desencorajado  pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar a toda hora explicando.

     Este texto foi extraído das primeiras páginas do livro: " O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, que além de escritor foi ilustrador e piloto durante a Segunda Guerra. Além deste que é um clássico da Literatura Universal, escreveu livros de memórias sobre sua vida militar. Sua primeira obra foi O Aviador , lançada em 1926. Publicou ainda Terra dos Homens e Cidadela.
     O Pequeno Príncipe já foi traduzido em oitenta línguas diferentes e é lido por milhões de pessoas todos os anos. Tem o poder de nos levar de volta à criança que um dia fomos. É um livro para crianças? Sem dúvida que é, mas também é para adultos que não querem deixar de sonhar.
     Temos dois exemplares. Venham ler!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O PODER DOS LIVROS

O artista Raul Lemesoff criou uma nova máquina, que ele mesmo denominou de: "ARMA DE INSTRUÇÃO EM MASSA". Vejam que interessante...
Eu penso que os governantes de muitos países deveriam conhecer bem essa arma antes de sair por aí utilizando as outras.
Só a educação é capaz de mudar o nosso mundo para melhor.

"Oh! Bendito o que semeia livros...
livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar."
                            (Castro Alves)

TABULEIRO DA CENTENA

Olá! Esta é mais uma atividade da nossa Sala de Recursos. Cada jogador recebe sete peças. O primeiro jogador inicia o jogo colocando sua primeira peça no número correspondente no tabuleiro. As próximas peças deverão ser colocadas em torno dela. O jogador que não conseguir encaixar nenhuma peça deverá comprar mais. Ganha o jogador que depositar primeiro todas as suas peças no tabuleiro.
Material: 01 tabuleiro de centena;
              100 peças de 01 a 100.
Esse jogo pode ser confeccionado com qualquer material: madeira, papelão, E.V.A., ou outros materiais disponíveis, de acordo com a sua criatividade. É mais uma maneira divertida de aprender.