quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OS DEZ MAIS...

Olá!
Hoje trago para vocês a lista com os dez livros mais emprestados da nossa Biblioteca no mês de Setembro.

1 - A Marca de Uma Lágrima - Pedro Bandeira
2 - Treze Noites de Terror - Luiz Roberto Guedes
3 - Capitao Cueca - Dav Pilkey
4 - Saga Crepúsculo - Stephnie Meyer
5 - Crônicas para Ler na Escola - Luis Fernando Veríssimo
6 - Palavra de Poeta - Vários Autores
7 - O Alienista - Machado de Assis
8 - 20 Mil Léguas Submarinas - Julio Verne
9 - Robinson Crusoé - Daniel Defoe
10 - Dom Quixote - Miguel de Cervantes

Se você se interessou por algum é bom correr, alguns tem lista de espera.
Boa Leitura a todos!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

INCENTIVO A LEITURA


O Jornal Gazeta do Povo é um dos maiores do Estado do Paraná e também do Brasil e estará publicando, até o dia 21 de outubro uma série de reportagens sobre leitura. A série "LEITURA NA PRÁTICA", trata-se de entrevistas com pessoas renomadas, escritores, pesquisadores e profundos conhecedores do assunto, também tem vídeos e boas ideias para criar ambientes que promovam a leitura em qualquer hora ou lugar.
Estaremos expondo em nosso jornal mural, todas as reportagens dessa série, também dispomos do jornal para quem quiser ler aqui mesmo e para os que preferirem podem acompanhar pelo site: www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/leitura-na-pratica.
Vale a pena conferir! Uma ótima leitura a todos!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"GELADEIROTECA"

Uma geladeira quebrada se transformou em uma biblioteca em uma praça no centro de Araraquara, no interior de São Paulo. A chamada “geladeiroteca” ganhou uma customização de um artista plástico local. Dentro do refrigerador há obras diversas, da literatura infantil a livros de administração, economia e política. O modelo é anárquico – os leitores podem pegar os livros, levar para casa, trocar, repor ou não. O projeto é da atriz Fabiana Virgílio.
   
Atitudes de incentivo a leitura, como esta, existem em vários lugares do Brasil e também do mundo... Mostrando a importância do acesso a  leitura na vida de todas as pessoas através de iniciativas simples mas que surtem um efeito grandioso.
PARABÉNS PELA IDEIA! Que além de incentivar a leitura, impediu que mais uma geladeira velha fosse parar no fundo de algum rio.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DICA DE LEITURA

Olá! Hoje trago uma dica de leitura para  todos os românticos que gostam de poesia e de uma bela história de amor. O CARTEIRO E O POETA, de Antonio Skármeta. O livro relata o período em que o poeta chileno, Pablo Neruda viveu exilado numa ilha, durante o regime militar em seu País. Neste lugar paradisíaco estabelece uma bela amizade com o carteiro da ilha, que pede ao poeta que lhe ensine a escrever versos para ele entregar a seu grande amor: Beatriz. Quando o poeta precisa regressar ao Chile e fica muito doente, sente saudades da sua casa na ilha e escreve a seu amigo Mario, enviando a ele um gravador e um pedido muito especial. Eis um trecho da carta:
"(...) Mas também queria pedir uma coisa, Mario, que só você pode cumprir...Quero que vá com este gravador passeando pela Ilha Negra e grave todos os sons e ruídos que encontrar. Preciso desesperadamente de algo, nem que seja o fantasma da minha casa... Sinto falta do mar, dos pássaros, mande para mim os sons da minha casa. Entre no jardim e grave o som dos sinos, meus sinos!... Depois vá até as pedras e grave o som das ondas. E se ouvir gaivotas, grave. E se ouvir o silêncio das estrelas siderais, grave.(...)
Temos dois exemplares desta belíssima obra que também já foi parar nas telas do cinema, original em Italiano com o nome: "Il Postino". Venham ler!