quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CONSCIÊNCIA NEGRA

Olá alunos e amigos leitores do nosso Blog!
E mais uma vez quero dizer aqui que não gosto da ideia de um "dia para lembrar" que devemos respeitar a todo ser humano sem distinção de raça, cor, credo ou opção sexual. Consciência temos que ter todos os dias. Mas hoje é o dia de mostrar para todos os alunos e comunidade escolar, os trabalhos realizados durante este bimestre pela Equipe Multidisciplinar do Colégio. E como a temática deste mês é o negro escolhemos também a figura do índio para que nossos alunos pensem um pouco sobre a importância de se respeitar e preservar a cultura de cada povo.
Durante todo este último bimestre os alunos trabalharam as temáticas: Negra e Indígena. Pesquisaram sobre a cultura, a história e a contribuição destes povos na construção da nossa identidade nacional. O resultado dos trabalhos está em exposição até o dia 15 de Dezembro nos murais dos corredores do Colégio, para toda a comunidade escolar.
Juntos descobrimos muitas coisas e realizamos tantas outras. Aprendemos que o Brasil é o único país do mundo a manter 13% de seu território como reserva indígena, isso representa um importante gesto de respeito a essas populações, é claro que é pouco, tendo em vista que 100% pertence a eles na realidade, mas já é um avanço em relação ao restante do planeta. Aprendemos também, que em nosso país existem mais de 100 comunidades indígenas vivendo totalmente isoladas, sem nenhum contato com o homem branco. Isso é maravilhoso porque essas comunidades preservam intactas sua história, sua língua e sua cultura. Sem dúvida, temos um patrimônio cultural riquíssimo e está em nossas mãos preservar e acima de tudo respeitar.






Venham ver o quanto são criativos e talentosos nossos alunos!!

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Oi, Deise!
Noutro dia assisti um vídeo de uma dscussão que aconteceu dentro de uma sala de aula da USP e que me deixou de cabelo em pé...
https://www.youtube.com/watch?v=0GEkQC0qWLI
Os jovens e também professores, ainda estão muito contaminados por um pensar arcaico que herdaram de gerações passadas, principalmente dos familiares mais velhos.
Tem certas coisas que mudaram muito lentamente em nosso país, mesmo sendo a população negra ser a maioria - 53% da população.
*Existe desrespeito de ambas as partes.
**Aproveito para convidar à todos para a 10ª Edição do BookCrossing Blogueiro!.
Beijus,