terça-feira, 18 de agosto de 2015

PROJETO "PEGAÍ" DE LEITURA GRÁTIS

Olá!! Bom dia alunos e amigos leitores do nosso Blog!!
Hoje quero apresentar à vocês um grande projeto que existe aqui em Ponta Grossa, no estado do Paraná. O projeto Pegaí, que disponibiliza livros de forma livre e gratuita para centenas de pessoas, em diversas estantes espalhadas pelos mais variados locais da nossa cidade.
O projeto existe desde 2013 e foi idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, do Departamento de Informática da UEPG. Este projeto reúne mais de 90 voluntários e cerca de 40 empresas e entidades de diversos setores, não tem fins lucrativos, é não governamental e não possui patrocinadores, sobrevive apenas de doações e do trabalho voluntário de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que esta é a melhor maneira de melhorar o nosso mundo. Já conta com mais de 45.000 livros disponibilizados em 16 estantes. A missão do projeto é: "Aproximar livros sem leitores de leitores sem livros". É uma belíssima missão!!
Qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode fazer doações de livros para esse projeto maravilhoso através do endereço: contato@pegai.info.
Fui conhecer pessoalmente o idealizador do projeto e um dos pontos onde se disponibilizam os livros. E não é que fica, literalmente em um ponto.. Sim, um ponto de ônibus, dentro da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). A estante colocada ali era um antigo painel elétrico que foi doado e transformado, pelo trabalho dos voluntários nesta bela estante de livros. O trabalho de grafitagem do espaço também é voluntário. As fotos são do fotógrafo Raul Lagos.









2 comentários:

Sonhos melodias disse...

Parabéns por esse projeto! São esses movimentos que fazem a diferença na formação de novos leitores. Gostei demais!
Abraço!

deise disse...

Olá Roseli Pedroso!! Fico muito feliz que tenha gostado!! E agradeço imensamente sua visita. É sempre uma grande honra tê-la por aqui.
Um abraço!!